quinta-feira, 14 de maio de 2009

A festa das letras - Cecília Meirelles

MEIRELES, Cecília; CASTRO, Josué de. A festa das letras. Ilustrações J. Fahrion. Porto Alegre: Globo, 1937. 54 p. (Série Alimentação, 1).

Esse livro é resultado de uma parceria entre a poetisa e o médico, esta já consagrada obra em poesia é segundo seus autores, um pretexto agradável para chegar às crianças, revestidos de certo encantamento, esses primeiros preceitos de higiene alimentar, indispensáveis à vida. Selecionado para os programas Salas de Leitura, da SEE/MG, e Implantação de Bibliotecas Públicas, do MinC.

"Cecília levita, como um puro espírito...Por isso ela se move, "viaja", sonha com navios, com nuvens, com coisas errantes e etéreas, móveis e espectrais, transformando em pura poesia essa caminhada. Uma das excepcionalidades de Cecília Meireles: a composição de uma poesia densamente feminina, não apenas a poesia feita por alguém que é mulher, mas obra de mulher, de um sem número de perspectivas sobre as coisas que os homens não teriam, poesia na qual uma das grandes forças é a delicadeza, e delicadeza de poeta, que transfigura a vida em canto..."

Ana Cristina Cesar


Patricia Rizzo interpreta poema (Despedida) de Cecília Meirelles e o poeta Álvaro Alves de Faria comenta a vida da escritora.



Visite a Biblioteca Lucília Minssen e conheça um pouco mais das obras da autora!