quarta-feira, 18 de março de 2015

Dia internacional do Contador de historias – 20 de março

O Dia Internacional do Contador de Histórias é comemorado em 20 de março, principalmente na Europa. É uma data de celebração mundial e coincide com o início da primavera no hemisfério norte, e do outono no hemisfério sul.
As raízes do evento iniciaram em 1991, na Suécia, e chamava-se “Dia de Todos os Contadores de Histórias”.  Em 1997, contadores de histórias na Austrália Ocidental coordenaram uma celebração durante uma semana, comemorando 20 de março como o Dia Internacional de Narradores Orais.
Assim, o evento tornou-se conhecido internacionalmente como o Dia Mundial do Contador de Histórias.

A cada ano cresce o numero de  eventos de contadores de histórias ao redor da Terra, aqui no Brasil esta data ainda é pouco divulgada, mas a Biblioteca Lucília Minssen desde 2009 vem promovendo ações literárias e culturais para comemorar esta data e homenagear os artistas e contadores que desempenham esta atividade com tanto desprendimento e dedicação, em geral são os professores, profissionais de artes cênicas entre outras categorias que atuam levando o encantamento das historias aos mais diversos públicos. Cabe a nós como instituição divulgar, promover e incentivar  a cada pessoa (pais, avós, e profissionais)   para que nesta data comemorem contando historias  onde estejam ,  na escola, na biblioteca, nas praças, nos asilos, nos hospitais, em abrigos de crianças e jovens, nas ongs, na  família, para seus amigos, enfim, para quem quer que passe por você, em todos os cantos e recantos da cidade , resgatando assim, uma prática antiga cheia de encantamento.

A Biblioteca Lucilia Minssen  promoverá nesta sexta feira uma Maratona de historias durante o dia  destinada ao publico infantil , uma oficina com técnicas para confecção de recursos para contação e a noite terá "Contos na fogueira"  para publico adulto. 
Queremos comemorar , divulgar e  incentivar  outras instituições e pessoas para que desenvolvam ações compartilhando  o universo da contação de histórias. 
É uma maneira de mostrar a importância das histórias no mundo de hoje.
O que é possível aprender e ensinar com esta arte?
O que é possível sentir, de ver através da narrativa?
Queremos compartilhar as diversas maneiras de se contar histórias e assim inspirar novas ideias, relembrar antigos valores, reinventar um mundo através das palavras, um mundo mais sensível e melhor.

“Passar histórias adiante é algo mágico, contar histórias é compartilhar inspiração, é dar uma jóia de presente.”  (Jamie Oliveiro).