quarta-feira, 27 de março de 2019

I Colóquio de Contadores de Histórias na Biblioteca Lucilia Minssen


No ultimo dia 20 de março aconteceu o I Colóquio de Contadores de Histórias de Porto Alegre, em conjunto com a Biblioteca Lucilia Minssen na Casa de Cultura Mario Quintana.Foi um evento muito especial,  em que se confirmou a importância da presença do Contador de Histórias na educação, saúde, literatura e nas artes. Tivemos painelistas  extraordinárias como a Dra. Cristina Maria Rosa da UFPEL/UNATI  falando de sua experiência de leitura e criação literária para grupos de Maiores; a Dra. Lizandra Brasil Estabel,  da IFRS e LEIA/FABICO, expondo  sobre o papel da contação de histórias como biblioterapia, a Psicóloga   e escritora Marília Fichtner com a mediação de leitura através de ações do PROLER/Canoas e a Prof. Pamela  Paschichholz na construção da cultura inclusiva através da Contação de Histórias.
Na Contação de Histórias no âmbito da Saúde tivemos os depoimentos de Idione Rosa, da Associação Viva e deixe Viver, de Margareth Jackle, da Ong Saúde de Criança Porto Alegre e Maristela Bongiorni e Rosângela Grando Ramos da PACTO – Amor Exigentinho/FEAE.
Abordando a Contação de Histórias na Literatura, Léia Cassol falou sobre suas atividades no Espaço LER, Carmem Lima fez um resgate das origens a partir da sua história e as histórias que cada um tem na sua vida pessoal. A Confraria Mentes Literárias, um grupo de Contadoras de Histórias que homenageia e valoriza a obra dos escritores que lhes fornecem tão belas histórias para contarem, fez uma retrospectiva de suas atividades.
Christina Dias foi incrível, falando do seu Projeto “Kombina”, como também Rosane Castro, falando do seu “Piquenique de leitura”. Erica Mylus nos mostrou o quão importante é a Contação de Histórias, atuando com a Cataventus com mais de 20 anos em atividade.
As oficinas “A força da palavra” de Rosane Castro e “Técnicas para a Hora do Conto” de Jussara Mello foram muito valorizadas pelos participantes, que tiveram a oportunidade de entrar em contato com técnicas sobre a arte de Contar Histórias.
A culminância foi à noite com a Roda de Histórias em que os Contadores de Histórias convidados apresentaram um grande espetáculo brindando a todos que estavam neste Colóquio.
Parabéns a idealizadora deste evento, Marília Diehl, diretora da Biblioteca Lucilia Minssen, que venham muitos mais!