terça-feira, 26 de setembro de 2017

TRINTA DIAS DE CULTURA / GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL / SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA ANO III . Nº 30. 1990




TRINTA DIAS DE CULTURA
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE  DO SUL  / SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
ANO III . Nº 30. 1990

No ano em que se comemora seu 36º aniversário de fundação, a Biblioteca Pública Lucília Minssen, anteriormente situada na Rua Annes Dias, reabriu, no dia 25 de setembro deste ano, suas portas em nova casa: 5º andar da Casa de Cultura Mário Quintana.
A antiga casa apresentava precárias condições de espaço e conservação, não possibilitando a infra-estrutura necessária para bem servir seus usuários .
A meta básica da Biblioteca Lucília Minssen reside no atendimento ao usuário infanto-juvenil, levando em conta sua formação, informação e atividade de lazer como critério maior nas tomadas de decisão de instituição.
O acervo é constituído principalmente de livros infantis (de pano, de folhas duras) com textos específicos para cada faixa etária. A Biblioteca também realiza jogos recreativos, que contam com discos, fitas, filmes, diafilmes, revistas, gibis, ilustrações, etc. e estão à disposição dos leitores, que podem inclusive levá-los para casa.
Integram a BLM um complexo formado pelas unidades de neoleitores, crianças em fase pré-escolar; de Multimeios, crianças com mais de 7 anos; de Braille, atendimento para pessoas com problemas visuais; de Teatro, oficina de teatro que ensina a criar textos, bonecos e cenários; de Referência, destinada à pesquisa; de Hemeroteca, constituída por periódicos informativos e recreativos, de Emprestimo (livros, discos, jogos, fitas, periódicos e revistas); de Patrimõnio Infanto-Juvenil do Estado, constituída de obras infanto-juvenis raras, que não são emprestadas; e, de ludoteca, sala que oferece jogos como encaixe, quebra-cabeças, recreativos e educativos.
No dia 30 de setembro do corrente ano, a BLM voltou as suas atividades em grande festa para crianças de todas as idades. Neste dia houve intensa programação para a garotada com o descerramento da placa alusiva ao 36º aniversário da BLM, lançamento do livro “A Caverna dos Diamantes”,  de Luiz Dill; oficina de teatro,  com Gilca da Silva, apresentação da Banda Colégio Rio Branco e da Orquestra de Câmara Prelúdio da UFRGS, além dos shows de mímica e da oficina de bonecos, encerrando-se  com a Hora do Conto.
O público correspondeu as expectativas da Direção e compareceu em grande número. Em torno de 3.000 pessoas visitaram as novas instalações da Biblioteca.