terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Contos de Andersen

Os Sapatos Vermelhos



Era uma vez uma menina, bonitinha e delicada, que no verão tinha de andar sempre descalça, pois era pobre, e no inverno tinha de usar grandes sapatos de madeira, que lhe deixavam o tornozelo vermelho e dolorido.



Na aldeia morava a velha sapateira. De velhas tiras vermelhas de vestido, ela fez, como melhor pôde, um par de sapatos. Eram estes, na realidade, bem grosseiros, mas feitos com a melhor das intenções, para serem presenteados à menina, que se chamava Karen...

____________________________

Este é o início do conto Os Sapatos Vermelhos, de Hans Chirstian Andersen, que faz parte do livro CONTOS DE ANDERSEN. Escritor dinamarquês, Andersen publicou diversos contos, que foram traduzidos para uma infinidade de idiomas. Os primeiros foram publicados em 1835-37. Em 1872, chega a um total de 156 contos.

Os contos mais antigos estão enraizados na tradição popular: Companheiro de Viagem, Os Cisnes Selvagens. São dele contos como:O Duende, A Colina dos Elfos, O Rouxinol, O Sapo, O Abeto, As Flores da Pequena Ida, A Agulha de Remendar, A Gota de Água, A Velha Lanterna, Os Trapos, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia.

Para saber o final deste conto e conhecer os outros,
procure na biblioteca o livro CONTOS DE ANDERSEN.
D
ivirta-se com a leitura.