Aqui está a programação da IV EDIÇÃO do nosso Festival:
IV FESTIVAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS - 2011
Programação, Ingressos e Agendamentos para o Festival:
MARATONA DE HISTÓRIAS INFANTIS: DIA 06 DE OUTUBRO
Manhã:
9h: A Casa Sonolenta com Amanda Cabreira Pereira- Porto Alegre- RS
9h15: Tudo por Um Pacote de Amendoim com Gladis Barcellos- Porto Alegre- RS
9h30: De Fio em Fio a História se Desfia com Francisco Gilson Costa Filho- Fortaleza- CE
9h45: Um Garoto Chamado Rorbeto com Aline Razzera Maciel- Florianópolis- SC
10h: Ovelha Negra, Eu? com Liliane Greuner- São Leopoldo- RS
10h15: Festança na Beira do Rio com Alicce Oliveira- Cuiabá- MT
10h30: O Sonho de Angelina com Marcia Funke Dieter- Ivoti- RS
10h45: As Meninas da Janela com Jonara Gabbi e Monika Papescu- Presidente Lucena- RS
Tarde:
14h: O Rei Bigodeira e Sua Banheira com Danilo Furlan- Maringá- PR
14h15: Saci com Renilda dos Santos- Rondonópolis- MT
14h30: Viviana Rainha do Pijama com Michela de Azevedo Soares- Canoas- RS
14h45: Um Reino todo Quadrado com Eliane Karst Lopes- Alvorada- RS
15h: A Cicatriz com Valéria (Lela) Neves Kroeff Mayer- Santa Cruz do Sul- RS
15h15: Princesa Violeta com Veralinda Ménezes- Porto Alegre- RS
15h30: Quem me Dera com Katiane Crescente Lourenço- São Leopoldo- RS
15h45: Quero um Bichinho de Estimação com Maristela Bongiorni e Sônia Petry- Canoas- RS
16h: O Pequeno Fantasma com Bete Pacheco- Juazeiro do Norte- CE
16h15: A Quase Morte do Zé Malandro com Josiane Aline Geroldi- Chapecó- SC
MARATONA DE HISTÓRIAS INFANTIS- DIA 07 DE OUTUBRO
Manhã
9h: A Velhinha que dava Nome às Coisas com Rosane Castro- Cachoeirinha- RS
9h15: Até as Princesas soltam pum com Carolina Alburquerque- Viamão- RS
9h30: Isto e Aquilo é Cecilia com CIA Girolê- Curitiba- PR
9h45: Lúcia já-vou-indo com Fernanda Munhão- Ribeirão do Sul- SP
10h: A Princesa e o Mendigo com Rute Ferreira- São Luis- Maranhão
10h15: Nem Todo Mundo é Laranja com Fernanda Blaya- Viamão- RS
10h30: O Macaco e a Velha com Livia Petry- Porto Alegre- RS
10h45: Minha Mãe é um Problema com Aline de Abreu e Graziele de Barros- Pelotas- RS
Tarde
14h: O Cavaleiro Dom Quixote com Grupo Camaleão- Porto Alegre-RS
14h15: Matinta Pereira com Djine Klein- Viamão-RS
14h30: O sanduíche da Maricota com Angela Maria D´Avila-
14h45: A Moura Torta com Noely Leite Blauth- Poços de Caldas- MG
15h: Vi um Bicho Genial lá no Fundo do Quintal com Jacira Cabral da Silveira
15h15: O que tem na Barriga da Formiga com Marion Cruz- Porto Alegre-RS
15h30: O Soldadinho de Chumbo- com Milena Mariz- São Leopoldo-RS
15h45:Marcos e o Monstro com Paulo Bocca- Porto Alegre-RS
16h: Vampiro Argemiro com Grupo Contapete- Caxias do Sul-RS
16h15: Miroca e suas Botinas com Nara Pierina Flaiban Medeiros- Panambi- RS
OFICINAS DO FESTIVAL
DIA 06/10- Quinta Feira
9:30- 12h - Daqui acolá, todo Mundo tem História para Contá, oficina de histórias com animação de objetos.
Ministrante: Danilo Furlan, de Maringá-PR. Formado em Pedagogia- Universidade Estadual Maringá e Pós-Graduação em arte-educação na Uifamma
Proposta: Possibilitar a iniciação do trabalho com literatura infantil e animação de objetos; trabalhar a relação de intenções dadas a cada história e a cada objeto, permitindo o uso do corpo, da voz e da expressão facial; valorizar a necessidade da expressão corporal enquanto forma livre de expressão de cada indivíduo, valorização da arte de contar histórias e a perpetuação destas através da oralidade,bem como na animação de objetos.
Local: Sala A5- 5o Andar da CCMQ
9:30-12h- A Contação de Histórias como Espetáculo
Ministrante: Hermes Bernardi JR.- Porto Alegre. Escritor, ilustrador e contador de histórias. Graduando em Ciências Sociais, criador do projeto Tapete Mágico- espaço de leituras.Recebeu o prêmio O Sul com o projeto de Contação de Histórias Terça eu Conto para Você. Foi coordenador regional e é o atual presidente da AEILIJ, Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil.
Proposta: A oficina irá abordar algumas técnicas de teatro e recursos cênicos a serviço da contação de histórias.Na oficina iremos investigar a utilização de objetos, do corpo e da voz no ato de contar e recontar histórias.
Local: Sala Lili Inventa o Mundo- 5o Andar da CCMQ
14-18h: Oficina Mamulengos de Dobraduras
Ministrante: Francisco Gilson Costa Filho - Fortaleza- CE. Professor, arte-educador e contador de histórias. Criou o projeto "Cantando e contando histórias". Contador de histórias da Livraria Saraiva Megastore de Fortaleza.
Proposta: confeccionar mamulengos de dobraduras como recurso para contar histórias e estimular a imaginação, utilizando simples materiais como papel, retalhos de tecidos e tampas de garrafas PET.
Local: Sala A5- 5o Andar da CCMQ.
14-18 h: História é pra Contar
Ministrante:Maria Eunice ( Marô) G. Barbieri é professora, escritora e contadora de histórias. Foi coordenadora do Encontro Internacional de Contadores de Histórias do Fórumzinho Social Mundial (2003), participou da Maratón de Cuentos de Guadalajara, na Espanha (2003), e organizou e produziu o I e II Encontro Internacional de Escritores e Contadores de Histórias em Porto Alegre (2007 e 2008). É presidente da Associação de Amigos da Biblioteca Lucília Minssen e coordenadora do Festival Estadual de Contadores de Histórias.
Proposta: Apresentar variadas técnicas de contação,diversificar e inovar as atividades de contação com inserção de recursos lúdicos, conhecer e exercitar elementos e estruturas de montagem textual e oportunizar aos participantes a definição de um estilo próprio de contação.
Local: Sala Lili Inventa o Mundo- 5o Andar da CCMQ
DIA 07/10- Sexta-Feira
9:30-12h: A Expressividade Oral e Corporal do Contador de Histórias
Ministrante: Paulo Bocca- Sapucaia do Sul- RS. É ator, escritor e contador de histórias. Trabalha profissionalmente desde 1995 com atuação em mais de 20 espetáculos teatrais; participou de especiais da RBS tv. Formado em Letras pela ISEE_ FAE, de Sapucaia do Sul. Ministrou mais de 50 oficinas de teatro e de contadores de histórias e participou de várias feiras do livro em vários municípios gaúchos. É um dos coordenadores do Festival Estadual de Contadores de Histórias da Biblioteca Lucília Minssen/CCMQ.
Proposta: incentivar a expressividade corporal e vocal para a contação de histórias; contar histórias é a arte da oralidade que abre as portas do imaginário e para que propicie momentos mágicos o contador necessita de elementos orais que estimulem o ouvinte a fazer essa viagem. Esses elementos são próprios de cada cultura e de cada povo, inseridos na sua época e ainda fazem parte da arte milenar do contador de histórias, como a entonação de voz, o som produzido por instrumentos e pela voz. Os alunos irão desempenhar jogos de improvisação para desenvolverem suas potencialidades de expressividade física e vocal a partir de atividades improvisadas e sugeridas e sons e ritmos variados.
Local: Sala Lili Inventa o Mundo- 5o Andar CCMQ
9-12h: Como Contar e encantar com histórias
Ministrante: Alicce Oliveira- Cuiabá. Atriz, contadora de histórias e pedagoga. Membro do grupo de pesquisa sobre Cultura Oral e Estudos de Cultura Contemporanea na Universidade Federal de Mato Grosso.
Proposta: A oficina visa estimular e sensibilizar os participantes à descoberta de outras formas de se contar histórias, da relação com o outro e do ambiente que os cercam.Pretende-se (re)significar a natureza lúdica da leitura de literatura através da contação de histórias. As atividades que se seguirão valorizam a improvisação, já que esta, se bem orientada pelo instrutor, estimula o participante a descobrir seus próprios recursos de autoexpressão, criatividade e espontaneidade.
Local: Sala Lili Inventa o Mundo- 5o Andar da CCMQ
Material do aluno: Solicitamos aos participantes que trajem roupas confortáveis. Cada participante deverá trazer três objetos e/ou adereços, que podem ser chapéu, tecidos, objetos sonoros, caixa e mala.
14-18h: Contando Histórias: a Arte de criar narradores e personagens.
Ministrante: Livia Petry-Escritora e Contadora de Histórias, participa do projeto de extensão "Quem Conta um Conto", da UFRGS. Desde 2008 é diretora da trupe "Quem Conta Um Conto". É doutoranda em Literatura Portuguesa e Luso-Africana pela UFRGS e também é escritora.
Proposta: Esta oficina busca desenvolver as habilidades de contar histórias e montar narradores e personagens através de jogos teatrais, improvisações, exercícios lúdicos e criativos, que levam à desinibição e interpretação teatral-cênica do contador. Desta maneira, a oficina tem por objetivo capacitar os participantes a contar histórias e interpretar personagens com maior desenvoltura e naturalidade
Local: Sala A5- 5o Andar da CCMQ
14-18h: Musicalização de Poemas e abstração de objetos para contação de histórias.
Ministrante: Cia Girolê: Cléo Cavalcantty e Caroline Casagrande-atrizes e contadoras de histórias das livrarias Bisbilhoteca e FNAC, em Curitiba
Proposta: Instigar no contador um jeito divertido e despretencioso de dialogar com o público; trabalhar todas as possibilidades de re-significar os objetos como as crianças fazem em suas brincadeiras; experenciar a criação e musicalização de textos e poemas. Através de jogos de improviso e construção literária, os participantes irão, aos poucos, criando suas histórias, sempre a partir de objetos, brincadeiras e palavras soltas.
Material do Aluno: os alunos deverão trazer para a oficina três objetos pessoais de susa escolha.
Local: Sala Lili Inventa o Mundo- 5o Andar da CCMQ
Oficina dia 08/10- Sábado
14 às 18h: Contar com o Outro: Uma História para Dois.
Ministrante: Celso Sisto- Porto Alegre. Escritor, ilustrador, contador de histórias, ator, arte-educador, especialista em literatura infantil, crítico literário e especialista em literatura brasileira. Criou e coordena o seminário "A Arte de Contar Histórias" , na feira do livro de Porto Alegre e o "Seminário Internacional de Contadores de Histórias", na jornada nacional de literatura de Passo Fundo.
Proposta: Exercitar o contar histórias em duplas ou trios, como dinâmica importante do exercício de contar e como estratégia para manter a atenção do público, usando o mínimo de recursos externos.
Local: sala C2-2 Andar CCMQ